30%25 Club: Composição & Sucessão nos Conselhos - Boas Práticas, desafios e a importância da Diversidade Cognitiva. | Bloomberg Professional Services
Webinar

30%25 Club: Composição & Sucessão Nos Conselhos – Boas Práticas, Desafios E a Importância Da Diversidade Cognitiva.

Nosso principal objetivo com este painel é discutir de que forma os Conselhos de Administração das empresas Brasileiras podem ser melhores, mais eficazes e quais são as oportunidades de melhoria nos processos de composição e sucessão destes colegiados, trazendo também a visão e expectativa de investidores sobre estes processos.

Neste contexto, iremos abordar a importância de termos colegiados que sejam diversos cognitivamente, com uma combinação de diferentes pensamentos, skills, experiências, visões,  perspectivas e personalidades, e o que pode melhorar no Brasil para termos conselhos mais diversos do ponto de vista cognitivo.

Começaremos o evento com uma palestra/abertura da Professora PhD Maria José Tonelli da FGV, que abordará o conceito de diversidade cognitiva, seus desafios e importância, e na sequência teremos um painel seguido de Q&A.

Speakers

Maria Jose Tonelli

Palestrante

Maria José Tonelli é psicóloga pela PUC - Pontificia Universidade Católica de São de Paulo com Mestrado e Doutorado em Psicologia Social obtido na mesma instituição. No Doutorado (2000) tratou de temas ligados à corporificação das novas tecnologias na organização do trabalho. Foi professora na Faculdade de Psicologia da PUC entre 1985 e 1999.

Começou a dar aulas na FGV EAESP - Escola de Administração de Empresas de São Paulo em 1988, onde exerceu diversas funções administrativas e esteve à frente da honrosa posição de Vice-Diretora da instituição, de julho de 2007 a fevereiro de 2015, coordenando diversos projetos ligados ao desenvolvimento da Escola. Atualmente é professora titular da FGV- EAESP, no Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos.

Na mesma instituição foi editora-chefe de duas revistas:  RAE - Revista de Administração de Empresas, com foco acadêmico, e da GV-Executivo, com foco em pesquisas aplicadas e divulgação de conhecimento de impacto para executivos (de 2016 a maio de 2021).   Em sua trajetória acadêmica, tem inúmeros artigos publicados e participa regularmente de congressos nacionais e internacionais na área de Administração de Empresas. Foi Diretora de Publicações da ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração (2018-julho 2020), que é a principal associação na área de Administração de Empresas no Brasil.

Coordena o NEOP - Núcleo de Estudos em Organizações e Pessoas, centro de estudo da FGV-EAESP voltado para pesquisas aplicadas sobre práticas organizacionais, em parcerias com diversas associações e empresas, por exemplo, AMCHAM, ABRH-SP, AVON, BANCO ITAU, GOLDMAN SACHS. Com a Goldman Sachs destaca-se, a coordenação do programa 10.000 Mulheres para o desenvolvimento de mulheres empreendedoras, realizado de 2009 a 2015, em mais de 40 países, que teve por foco a capacitação e o desenvolvimento de negócios liderados por mulheres, que incluiu o desenvolvimento de 500 empreendedoras, com atividades de mentoria e acompanhamento dos negócios.

Além das atividades descritas anteriormente realiza trabalhos de consultoria e mentoria por meio de sua empresa, MJT Desenvolvimento Gerencial, em que se destacam projetos com AVON, CUMMINS, ONU Mulheres, EY – Ernest Young, CEOLab, além de inúmeras palestras para diversas associações e empresas.

Claudia Prado

Panelista

Claudia Farkouh Prado é conselheira independente certificada pelo INSEAD, com mais de 35 anos de experiência como advogada e administradora. Foi sócia da Firma global de advogados Baker McKenzie onde atuou como advogada especializada em direito societário e fusões e aquisições, tendo trabalhado nos escritórios de São Paulo e Chicago. Liderou os grupos de prática da América Latina de M&A, Private Equity e Capital Market e foi sócia administradora dos escritórios brasileiros. De 2013 a 2017 foi nomeada ao Comitê Global de Administração de Baker & McKenzie com várias funções, Presidente para a Região da América Latina, Coordenadora do Comitê Financeiro Global e Coordenadora do Comitê Global de Diversidade e Inclusão.

Em 2017 se certificou como Conselheira Independente e passou a atuar em Conselhos. Foi Conselheira Fiscal do Instituto de Responsabilidade Social Sírio Libanês e atua como Conselheira Independente no Conselho de Administração da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão S.A., sendo Coordenadora do Comitê de Governança e Indicação e participando também do Comitê de Pessoas e Remuneração, do Comitê de Sustentabilidade e ainda do Comitê de Governança da B3 Social.

Daniela da Costa

Panelista

Daniela da Costa é gestora para Mercados Emergentes da asset holandesa Robeco Asset Management já há mais de uma década.

Com mais de 20 anos de experiência em mercados de capitais, Daniela trabalhou como gestora no Brazil e em Londres antes de se juntar à equipe da Robeco, na Holanda. Daniela é co-gestora da estratégia global de impacto da Robeco, sendo também membro do comite de SDG da instituição e participando ativamente em diversos estudos relacionados à investimentos sustentaveis.

Daniela é conselheira da AMEC Brasil, a Associação de Investidores no Mercado de Capitais, e tem sido voz ativa junto às empresas brasileiras listadas por melhores praticas de sustentabilidade e governança.

Isabella Saboya

Panelista

Isabella Saboya, CFA, tem 30 anos de atuação no mercado de capitais de brasileiro como analista, gestora e conselheira de administração independente de empresas abertas. Teve participação ativa nos principais avanços de governança corporativa no Brasil: reforma da LSA, Novo Mercado, Código de Stewardship e IBGC. Possui experiência em coordenação e membro de comitês de assessoramento: auditoria, pessoas, remuneração e transações com partes relacionadas.

Conselhos Consultivos: Artha Educação (2021-presente); Conselhos de Administração: Vale (2017-21); Wiz Soluções (2015-20); IBGC (2016-19); Br Malls (2016-2017); Dimed/Panvel (2006/07); Sócia e gestora: JBI - Jardim Botânico Investimentos (2009-15); IP - Investidor Profissional (2001-09).

Foi Assessora da presidência da CVM (2000 e 2001), tendo participado da formulação do Projeto de reforma da Lei das S.A, e do GTMC (grupo de trabalho do mercado de capitais). Trabalhou na formulação de um Código de Governança Corporativa lançado pela CVM. Foi Chefe do departamento de análise do Banco Icatu (1999-2000) e analista sênior do Banco Icatu (1995-2000). É Bacharel em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ (1993).

Jose Guimaraes Monforte

Panelista

José Guimarães Monforte, economista formado pela Universidade Católica de Santos. É sócio da Emax Consultoria, Presidente do Conselho de Administração da Eletrobrás, Presidente do Conselho Consultivo da Premix, Presidente do Conselho Consultivo do Instituto Elos. É membro dos Conselhos da JBS S/A., da Cyrela, do Comitê de Governança e Empresas Estatais da BM&F Bovespa, membro do Conselho Deliberativo do IDIS-Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, membro do Conselho Editorial da Harvard Business Review Brasil.

De 1998 a 2011 esteve no Conselho e na Coordenação do Comitê de Riscos da Natura Cosméticos. Até 2011 participou do Conselho da Vivo. Foi Membro também dos Conselhos da Petrobras, BR Distribuidora, Rossi Residencial, Promon, Droga Raia, SABESP, Claro, Banco Nossa Caixa, Banco Tribanco, Canbrás, Pini Editora, Caramuru Alimentos, Klicknet, JHSF e Agrenco Ltd. Foi Membro do Comitê de Ética do IBRI e do Conselho Consultivo da ABERJE e também do Advisory Panel da OCDE sobre Eficiência de Conselhos de Administração, do Advisory Board-Americas Cabinet da Graduate School of Business de Chicago.

Esteve envolvido no desenvolvimento do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, sendo Conselheiro em 2002, Vice-Presidente do Conselho em 2003 e Presidente do Conselho de 2004 a 2008. Foi Coordenador do Comitê de Abertura de Capital da Bovespa, Vice-Presidente da ANBID e do Conselho da Caixa de Liquidação da Bolsa de Mercadorias. Atuou como executivo em diversos bancos e empresas como BANESPA, Banco Merrill Lynch, Banco Citibank NA, VBC Energia S/A e Janos Comércio, Administração e Participações LTDA, ocupando posições no Brasil e no exterior. Foi sócio fundador da Pragma Gestão Patrimonial.

Geraldo Affonso Ferreira

Moderador

Geraldo Affonso Ferreira é Executivo de visão estratégica e global de negócios B2B, com larga experiência na área  internacional da indústria de base florestal, adquirida em posições de alto comando em  empresas nacionais e multinacionais de grande porte, no Brasil e Asia, como Suzano,  Ripasa, Iguaçu Celulose e Asia Pulp & Paper (APP).

Possui experiência em estruturação e condução de startups no Brasil. É conhecedor das cadeias de produção, distribuição e financiamento em comércio  exterior, com profunda vivência internacional em diferentes modelos de administração  e visão ambientalista.

Atualmente é membro suplente do Conselho Fiscal do Grupo Notre Dame Intermédica,  e dos Comitês de Auditoria Estatutários da SPTRans e CET. Foi membro suplente do Conselho Fiscal da Klabin e do Comitê de Auditoria Estatutário  da Autoridade Portuária de Santos.

De forma pro-bono émembro das Comissões de Sustentabilidade do IBGC desde 2018,  Conselheiro Fiscal da Junior Achievement (https://www.jabrasil.org.br) , membro do  Advisory Board do 30% Club Brasil, e Co-fundador da Confraria da Governança  Corporativa (https://www.linkedin.com/company/68740161/admin/).

É Conselheiro de Administração e Fiscal certificado pelo IBGC, membro do banco de  conselheiros do IFC Banco Mundial, além de formação em renomados cursos de  especialização no Brasil e no exterior em Governança Corporativa.

View the latest upcoming and on-demand Bloomberg webinars.
Learn more